O Arquivo Ideias no Escuro juntou-se através de um trabalho conjunto de João Farelo e Rui Luís com a investigadora Catarina Simão para a exposição R-Humor sobre Arquivos de Moçambique com um uma peça audiovisual onde se apresentam dois videos editados com materiais do acervo da produtora Zoom que integra o nosso arquivo Videográfico.
Devido ao estado do país devido à Pandemia Covid-19 a exposição irá ter o seu fim a 30 de Junho salvo alterações futuras.
A exposição R-Humor tem como peça central uma coleção de 245 fotografias dos arquivos do Grassi Museum für Völkerkunde de Leipzig, um dos Museus Etnográficos de prestígio internacional da Saxónia. Estas fotografias recuperam hoje um testemunho único para a história da coleção de arte Makonde do Museu Nacional de Etnologia de Nampula (Moçambique) reunida no tempo colonial. Ao mesmo tempo, e de uma forma crítica e satírica, elas são um paradoxo enquanto prova da clarividência sobre os comportamentos do colonizador branco.
https://galeriasmunicipais.pt/exposicoes/galerias/avenida-da-india/
Catarina Simão is an artist and researcher who has been working with the notion of the archive since 2009, engaging especially with Mozambique’s colonial and anticolonial history. The unsteady disposition of the archive is a central aspect of her work, as is the criticism attached to custodian registry. R-humor is a project that emerges from years of observation on the involuntary memory of archives, understanding specially the interrelationship of time with text and the objects.