Categorias
Edições Notícias Sugestões

EDIT – Feira de Edições de Lisboa

Edit_Convite

EDIT é uma nova feira de edições organizada pela STET – livros e fotografias, que se realiza a 27 e 28 de Junho e terá lugar no renovado espaço da Galeria Monumental (ao Campo Mártires da Pátria), aproveitando as suas várias salas e jardim.

Captura de ecrã 2015-06-23, às 18.19.17

Com o boom editorial que o meio artístico tem vivido dos últimos anos (através da auto-edição e do interesse de editoras e instituições pelo livro de autor), torna-se clara a importância da existência de livrarias especializadas, assim como encontros e feiras que dêem a ver e abram o debate sobre estas publicações.

Com a EDIT queremos fazer circular publicações que pela sua especificidade, pequena escala e meio em que são produzidas, têm muitas vezes dificuldade em chegar às livrarias generalistas e ao público.

Vamos apresentar edições muito variadas, algumas são livros, outras são múltiplos em formatos diversos (poster, desdobrável, caixa) e com tiragens variáveis.

Haverá editoras e instituições reconhecidas, mas também edições de autor, livros de artista e edições limitadas. Temos livros que vão da fotografia ao desenho, do design aos livros para crianças, de edições teóricas a fanzines ou revistas de arte.

Para isso convidámos algumas das editoras, artistas, associações, instituições e livrarias de que mais gostamos, em todo o país, a juntarem-se a nós para mostrar as suas publicações.

Este ano contamos com a presença de 1359, ATLAS, Cine Qua Non, Culturgest, Dois Dias, Fanzines e Martelos, GHOST, HiHiHi, Homem do Saco, Ideias no escuro, Inc., Kunsthalle Lissabon, Oficina do Cego, Pierre von Kleist, Pierrot le fou, Revista 4, Scopio, Fundação de Serralves, Sismógrafo, Sistema Solar, Stollen books, Tipo.pt, entre outras.

Haverá também apresentações, debates e lançamentos de vários autores e editoras (ver programa abaixo). Durante a feira temos um bar de apoio e esplanada a funcionar no jardim da galeria.

 

Book talks | EDIT:

Apresentação da publicação online Wrong Wrong
Publicar e editar na era digital
Conversa com Sandra Vieira Jürgens, Paulo T. Silva, Pedro dos Reis e v-a studio
http://wrongwrong.net
Sábado, 27 Junho, 16h

Wrong Wrong é uma publicação online (lançada em 2015), centrada no campo da produção artística contemporânea, cujo nome nos remete para a revista publicada 1917 por Marcel Duchamp, Henri Pierre Roché e Beatrice Wood, cujo único número saiu com o título de «Rongwrong» (deveria ter sido Wrongwrong) por erro na impressão.

Kunsthalle Lissabon / Sismógrafo
Exposição & Edição
Conversa com Luis Silva e Hernâni Reis Baptista
http://www.kunsthalle-lissabon.org / http://sismografo.org
Sábado, 27 Junho, 18h

Kunsthalle Lissabon e Sismógrafo são dois espaços independentes que têm apresentado (um em Lisboa, outro no Porto) uma programação alternativa aos circuitos expositivos institucionais e comerciais de cada uma das cidades. Ambos os projectos têm desenvolvido além de polos de exposição, linhas editoriais em parceria com artistas e outras entidades nacionais e internacionais.

Notas de Rodapé Ana Jotta em conversa com Miguel Wandschneider
Domingo, 28 Junho, 16h
Esta conversa toma como ponto de partida um livro que a Culturgest editou, em 2014, no contexto da exposição A Conclusão da Precedente, de Ana Jotta. O livro reúne abundante material impresso que a artista foi guardando ao longo dos anos. A esse e outro material impresso, assim como a uma panóplia de objetos que fazem parte do seu quotidiano, ela chama “notas de rodapé”. As suas “notas de rodapé” oferecem o ponto de partida para uma conversa com Ana Jotta em torno do seu processo criativo e do seu trabalho.

Lançamentos e apresentações de edições:
GHOST – Jungle or clearing a path through the family trees with a machete de Leo Favier
Ideias no Escuro – colecção arquivo | class_b baco
José Aparício Gonçalves – Hidden God
Oficina do Cego – novas edições Senhora do Monte – Montanhas de Martina Manyà Stolen books – Yellow Birds in the Shade de António Olaio (música de João Taborda)

Horário da feira : 27 – 28 de Junho | Sábado – Domingo | 14 – 20h
Local : Galeria Monumental | Campo Mártires da Pátria, 101

 

Participantes_EDIT